A pandemia intensificou a demanda em automatização de processos e o uso da tecnologia, neste mercado que já estava com uma alta demanda, só aumentou. As empresas tiveram que correr com as instalações, migrações e aquisições de tecnologias para o trabalho remoto, melhoria da segurança da informação e sistemas. Por trás de cada ferramenta, aplicativo e processo tem alguma tecnologia e diversos profissionais de TI. Mas o número de profissionais que entram neste mercado não segue esta corrente.
Segundo a Brasscom, 53 mil pessoas são formadas em cursos de tecnologia por ano, porém neste mesmo período o mercado requer, em média 160 mil profissionais. A decorrência destes números são o aumento nos salários de quem já é especialista na área, sendo que a remuneração destes profissionais, incluindo benefícios, chega a ser pelo menos 2,5 vezes maior que a média salarial brasileira. A busca por profissionais recém-formado cresceu e a variação salarial dependendo do cargo é muito grande entre R$ 3.000,00 a R$ 9.000,00, dependendo da carreira e posição.
A Icon Talent constatou, em entrevistas realizadas no decorrer do ano de 2022, que mesmo depois da pandemia a tendência dos profissionais de tecnologia ainda é a modalidade 100% remota e em alguns casos, como em vagas de infraestrutura, o trabalho híbrido. Este sendo um dos principais fatores de mudança de emprego dos profissionais, seguido da melhoria de remuneração. Com a alta demanda de vagas os profissionais podem escolher, a oportunidade que melhor casa com suas expectativas de carreira e qualidade de vida, principalmente no que se refere ao aumento de qualidade do uso do seu tempo.