Etapas do processo de Recrutamento e Seleção

As empresas são cobradas de várias formas, sejam cobranças internas: melhores resultados, maior qualidade na produção, ou cobranças externas: cuidado para evitar acidentes de trabalho. Portanto, para atender a essas demandas, qual a importância de um bom planejamento no processo de recrutamento e seleção?

O recrutamento e seleção de profissionais qualificados é parte integrante das funções deste setor. A escolha de bons profissionais é um aspecto primordial no sucesso organizacional. A seleção de pessoas é um investimento de tempo e dinheiro que proporciona excelentes resultados a curto e longo prazo.

Um bom processo seletivo exige atenção aos detalhes, conhecimento do contexto do negócio e abordagem humanizada. Por isso, além das etapas básicas de um processo seletivo, como divulgação de vagas e realização de entrevistas, é fundamental planejar estrategicamente as demais ações.

  1. O primeiro passo antes de qualquer ação corporativa é estudar bem o contexto do mercado e o momento do negócio. É fundamental analisar o desempenho do setor para onde as vagas são destinadas, bem como saber quem compõe a equipe. RH e liderança devem estar alinhados sobre o motivo da contratação e quais resultados devem ser esperados. Também deve ser definido se será feito recrutamento interno, externo ou misto. Essa escolha norteará diversas etapas do processo, principalmente a divulgação de vagas e a aplicação de provas
  2. Descrever o cargo: A descrição do cargo deve incluir a qualificação necessária para se candidatar a cada oportunidade, as principais funções a serem desempenhadas e as competências comportamentais esperadas. Além disso, é interessante informar o local e horário de trabalho e quais os benefícios oferecidos. Essas definições devem ser baseadas na cultura organizacional, nos valores da empresa e no propósito da equipe.
  3. Divulgar: Com uma boa estratégia de comunicação é possível refletir a identidade da empresa e atrair candidatos com fit cultural. Para isso, uma ótima estratégia é publicar periodicamente nas redes sociais, incentivar o compartilhamento nos canais de comunicação e criar uma página de carreiras.
  4. Recrutamento especializado: Algumas vagas como as de Tecnologia da Informação por exemplo, demandam conhecimentos muito específicos dos candidatos e muitas vezes os recrutadores desconhecem e acabam enviando perfis errados para a área demandada. Para evitar constrangimento do recrutador na entrevista e não perder tempo e dinheiro dos gestores de TI envolvidos tenha em mão empresas especializadas, como a Icon Talent, referência na contratação de profissionais de TI. Além de agilizar na descrição do perfil de cargo a Icon auxilia e acompanha todo processo seletivo, testes e pós-contratação.
  5. Triagem dos currículos: A triagem inicial dos currículos pode ser feita de duas formas distintas. Se a sua empresa tem recebido muitas candidaturas, esta análise pode acontecer de forma automática com o apoio de plataformas inteligentes de recrutamento. Vale lembrar que esse é apenas o primeiro passo da jornada e muito cuidado deve ser tomado na análise dos currículos.
  6. Dinâmicas: após a triagem dos currículos, é fundamental manter uma conversa com os inscritos. Se o volume de candidaturas ainda for grande, há duas alternativas: apostar em dinâmicas de grupo ou, se o volume for realmente significativo, realizar testes lógicos para eliminar perfis. É comum que as empresas optem por realizar entrevistas em grupo neste primeiro momento. Todo cuidado é pouco nesta etapa pois profissionais com maior senioridade como exemplo os desenvolvedores e especialistas de Ti não costumam realizar testes técnicos e dinâmicas em grupo.
  7. Testes comportamentais: testes comportamentais e análises preditivas são essenciais para garantir a eficácia nas contratações. Investir em bons testes de fit cultural pode ajudar sua equipe a selecionar profissionais compatíveis com o negócio e alinhados à sua cultura. Isso favorecerá a manutenção de um bom clima organizacional e a criação de vínculos profissionais que gerem resultados.
  8. Ofereça feedbacks: A cada etapa de recrutamento e seleção, alguns candidatos são eliminados do processo seletivo. É importante que, independentemente da aprovação, todos os candidatos recebam feedback em cada etapa. Dessa forma, você não apenas cuida da imagem da empresa em si, mas demonstra cuidado com esses profissionais.
  9. Contratação: É nessa fase que o Departamento de Pessoal da empresa assume a liderança. O contrato e a carteira de trabalho são assinados, além de coletar informações para envio de salário e outros benefícios corporativos, por exemplo. Neste ponto, o processo seletivo pode ser considerado quase encerrado. No entanto, é preciso estar atento e planejar a contratação de aprovados.
  10. Invista no onboarding eficaz: O onboarding é mais uma estratégia de desenvolvimento do que uma etapa do processo de recrutamento e seleção. Por isso, precisa ser bem planejada e executada da melhor forma possível. Além disso, o processo de onboarding é fundamental para alinhar expectativas, integrar equipes e criar um diferencial competitivo.

Conte com especialistas na área: Uma empresa especializada em R&S pode potencializar os resultados da organização. Uma equipe especializada na realização de processos seletivos em diversos segmentos terá um conhecimento muito mais amplo. Com esse apoio, será possível explorar todo o potencial de atuação dos candidatos e criar vínculos profissionais significativos. Conte com o apoio de quem entende do assunto, conte com a Icon Talent!

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